... o local onde grito sem medo, nem censuras...

08
Jan 13

"O bebé tem mais de 28 centímetros e pesa cerca de meio quilo. É possível que agora já sinta os seus movimentos, por isso ponha música divertida e dance pela casa. Independentemente da etnia do bebé, nesta fase a pele é vermelha e enrugada e será provavelmente cor-de-rosa ou avermelhada ao nascimento. Os vasos sanguíneos visíveis através da pele transparente do bebé estão na origem desta coloração. A tonalidade definitiva da pele desenvolve-se ao longo do primeiro ano.

Os vasos sanguíneos nos pulmões do bebé estão a desenvolver-se para o preparar para a respiração, mas vão ser precisos ainda muitos mais meses para completar o desenvolvimento pulmonar. Os pulmões são o último órgão a completar o desenvolvimento nos bebés. É por esse motivo que os bebés prematuros (que nascem antes das 37 semanas de gestação) têm muitas vezes dificuldade em respirar. Um bebé que nascesse esta semana poderia sobreviver com a ajuda de cuidados médicos intensivos, mas o risco de complicações graves seria muito elevado."

 

"A audição já funciona, e ele consegue ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, os seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o ladrar do cão ou o motor do aspirador, não devem incomodar o bebé quando ele os ouvir fora do útero. 

Vários estudos já deram indicações de que os fetos preferem música clássica no útero, e um dos compositores testados e aprovados foi Vivaldi.


Deixe tocar As Quatro Estações para o seu bebé e preste atenção nos movimentos que ele faz. Ele fica quietinho nos trechos mais lentos, de adagio, e se agita nos mais movimentados, de allegro? Talvez você tenha um pequeno maestro vindo por aí. 

Além dos avanços na audição do bebé, os pulmões estão a desenvolver-se para se preparar para respirar. Ele continua a engolir líquido, mas normalmente só vai fazer cocó pela primeira vez (o chamado mecônio) quando nascer. 

Se por algum motivo tivesse que nascer agora, o bebé teria uma pequena chance de sobreviver (cerca de 16 por cento, em hospitais muito bem equipados e centros de referência), desde que com o atendimento médico adequado. 

Cada dia a mais no útero faz diferença neste estágio. Nascendo com 24 semanas, a chance de sobrevivência, numa UTI de alta complexidade, sobe para 44 por cento. 

Quanto à mãe, é bem provável que se esteja a achar meio desajeitada por causa da mudança no seu centro de gravidade. Talvez a gengiva sangre quando escovar os dentes, e seu umbigo, que era "para dentro", resolva sair. Não se preocupe. Ele vai voltar para o lugar pouco tempo depois do parto. "


E é mais ou menos isto. Mas a dobrar!

publicado por Ovelha Negra às 11:09

Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
17
19

23
24
25
26

27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO